Actividade Económica

O concelho de Vila Viçosa confina com os concelhos de Elvas, Borba, Alandroal e Redondo e encontra-se, á semelhança de outros concelhos, na denominada “Zona dos Mármores”.
 
Em termos populacionais, este concelho registou uma diminuição do efetivo populacional, no decanato 1991-2001, em cerca de 2.2%, verificando-se apenas um crescimento populacional na freguesia de Conceição. A população residente do concelho regista, de acordo com a informação dos Censos 2011, 8319 efetivos populacionais.
 
O sector das rochas ornamentais nas suas componentes extrativas e transformadora, bem como as indústrias a elas associadas, tem um elevado impacto na economia do concelho, podendo afirmar-se que este sector é fundamental no desenvolvimento económico de Vila Viçosa, enquanto empregador da sua população. Por outro lado, também o sector dos serviços é essencial enquanto gerador desemprego. A agricultura não revela aqui grande expressão na vida económica deste concelho, com excepção da produção de azeite e cereais.
 
Em termos do sistema geológico, encontram-se no território importantes recursos minerais não metálicos de elevada importância económica, de que destacamos as rochas ornamentais formadas por mármore, granito e gabros, com predominância nos concelhos de Estremoz, Borba e Vila Viçosa (mármores).
 
O mármore de Vila Viçosa é reconhecido a nível mundial, e Vila Viçosa tida a nível nacional como Capital do Mármore.
 
Esta importante jazida de rochas ornamentais abrange os concelhos de Vila Viçosa, Borba e Estremoz. A área de extração de mármores inserida no concelho de Vila Viçosa localiza-se no trecho SE do Anticlinal de Estremoz, ou seja, abrange a zona envolvente a Vila Viçosa, Pardais e Bencatel. A freguesia de Ciladas situa-se na zona envolvente do Anticlinal e é essencialmente constituída por xistos negros.
 
Nem toda a região abrangida pelo Anticlinal de Estremoz tem interesse económico para a indústria extrativa. Somente a zona de onde se retiram blocos comercializáveis tem interesse; por isso. Podemos encontrar no concelho de Vila Viçosa muitas pedreiras inativas. O troço de onde são retiradas rochas com maior interesse económico é frequentemente limitado no topo, pelo aparecimento de mármores cinzentos e de material xistento, enquanto o contacto inferior é evidenciado geralmente pelo surgimento de finas intercalações de calcários dolomíticos cristalinos, calcários cristalinos muito xistificados e metavulcanitos ácidos e básicos ou de um nível silicioso descontínuo.
 
O maciço encontra-se dividido em várias zonas ou unidades de acordo com as potencialidades económicas das várias faixas de mármore.
 
Empresas por município da sede, segundo a CAE-Rev.3, 2011